morte de jezabel

037 – Uma lembrança da ira de Deus diante do pecado

Posted by

“Como pode haver paz, enquanto continua toda a idolatria e as feitiçarias de sua mãe Jezabel?”. (2Rs.9.22b).

Acabe e Jezabel inflamaram a ira de Deus, a começar pela própria ilegalidade do casamento, pois Jezabel era fenícia. Ao vir para Israel, a estrangeira dominou seu marido inconstante e perpetuou a idolatria. Construiu templos a Baal, financiou sacerdotes, orgias e sacrifícios pagãos. Perseguiu os sacerdotes de Deus e fechou o cerco dos profetas, organizando verdadeira chacina.

É esse cenário que introduz uma das séries mais violentas da Bíblia, saídas da espada de um enviado de Deus. Jeú, ungido por um servo de Eliseu, com seu exército, foi até Jorão, rei de Israel, filho de Jezabel. O rei buscou a paz, que foi negada imediatamente: o Senhor não faz acordo com idólatras. Estava iniciada a vingança do Senhor contra a dinastia de Acabe.

Jéu matou violentamente Jorão, que foi transpassado por uma flecha. Depois matou Acazias, genro de Jezabel e rei em Judá. Em seguida, marchou em direção ao castelo de Jezabel. Traída, ela foi arremessada da janela do seu castelo, seu sangue manchou as paredes, e seu corpo foi comido pelos cães. Jeú ainda levou a fio de espada todos os apoiadores políticos da rainha, todos os descendentes de Acabe e todos os sacerdotes de Baal até que, finalmente, o templo pagão se tornou banheiro público. Um massacre violento na história de Israel, planejado por Deus – um Deus irado com o pecado e com a idolatria.

A dimensão dessa violência deve nos lembrar do tamanho da ira de Deus diante de todo pecado, meu e seu. A ira de Deus é tão violenta, que ele se agradou em “moer” Jesus Cristo, por causa dos nossos pecados. Jesus Cristo livrou-nos dessa ira violenta, mas cada pecado individual nosso ainda aborrece o Senhor dos senhores.

Desse modo, a violência da morte de Jezabel e sua família serve para nos lembrar que, embora nossa salvação tenha sido gratuita pelo Sangue de Cristo, o Senhor não mudou o que sente pelo pecado: uma ira violenta!


Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.