Eliseu

039 – O drama do profeta Eliseu

Posted by

“Eliseu ficou olhando fixamente para Hazael até deixá-lo constrangido. Então o homem de Deus começou a chorar. E perguntou Hazael: “Por que meu senhor está chorando? ” Ele respondeu: “Porque sei das coisas terríveis que você fará aos israelitas” – 2Rs.8.11-12.

Os feitos de Eliseu foram reconhecidos pelo rei de Israel e pelo povo. O seu respeito chegou até os reinos vizinhos. Quando foi visitar Damasco, capital da Síria, levava junto de si a fama da cura do General Naamã, e sobretudo, a fama do poder do Deus de Israel. Tanto que, quando o rei desse império idólatra caiu doente, ele pediu a seu servo Hazael para consultar Eliseu.

O que estava ocorrendo, no entanto, não era só o cumprimento da promessa de que Israel seria bênção a todas as nações, outra promessa estava em jogo: a vingança contra a dinastia perversa de Acabe, iniciada em 1Rs.19.15-16, quando Elias ungiu os principais atores dessa história: Hazael, da Síria; Jeú, de Israel e Eliseu, como profeta.

Tanto os reis de Israel, quanto de Judá, perpetuavam a cada geração sua crueldade e idolatria. Não governavam bem, e Eliseu sabia disso. Sabia que a honra do nome de Deus era mais importante. Porém, quando Hazael foi falar com Eliseu, e o profeta viu a profecia contra Israel se cumprindo, e que Hazael iria levar a cabo a vingança do Senhor, ficou paralisado, entristecido; sentiu a dor de seu povo e chorou. Sabia que o plano de Deus não podia ser frustrado: Hazael tomaria o poder na Síria e arrasaria com Israel.

Eliseu não ficou confortável com sua fama e reconhecimento; e nem se tornou sádico quando previu a destruição de seu povo, e nem tampouco foi rebelde contra Deus, buscando frustrar-lhe os planos. Servo de Deus obediente, mas que ama o seu povo, restou-lhe fazer o que Deus mandou, e chorar.

O bom profeta é fiel a Deus e não se rebela contra Deus e a favor do povo quando Deus quer castigá-lo. O profeta nunca muda de lado. Mas aí está o drama do verdadeiro profeta, pois ele ama o seu povo e a ele só cabe chorar por sua desolação.

Quando servimos a Deus como fez Eliseu, assemelhamo-nos a Jesus. Ele sofreu o drama de Eliseu, pois não se rebelou contra Deus em sua ira, e também sofreu em favor do povo ímpio. Mas foi além: colocou-se no lugar do povo, colocou-se no alvo da espada de Hazael, tornou-se alvo da vingança, para que pudéssemos, nós, o povo ímpio, finalmente, ficar em paz com Deus para sempre.


Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.