51 – O Senhor dá forças

“O arco dos fortes é quebrado, mas os fracos são revestidos de força” 1Sm.2.4

Com os olhos sangrados, com o corpo torturado, humilhado publicamente no templo de Dagom, enfraquecido pela multidão de seus pecados, Sansão orou uma última vez: “Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez” – Jz.16.28.

Sansão foi um grande pecador e não temeu ao Senhor. Mas de uma coisa não podemos acusá-lo: de não ter fé. Ele foi chamado de herói da fé (Hb.11.32) por um motivo simples: ele sabia que sua força vinha de Deus.

Nada fazemos sem força. A Josué, Deus encorajou: “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados” Js. 1.6. A Salomão, Davi disse: “Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem se desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você” 1Cr.28.20. Assim o fiel rei Ezequias encorajou os seus soldados: “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele” 2Cr.32.7. E assim Paulo encorajou a igreja de Corinto: “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes” 1Co.16.13.

Mas que força é essa? Quando olhamos para nossos próprios braços e para o desafio da vida, percebemos que não seremos capazes de cumprir tudo o que foi dado a nós. Com estes braços, seremos apenas uma grande decepção. Que força é essa?

Ana sabia muito bem. Ela, que não tinha forças para ter filhos, uma certeza tinha: “os fracos são revestidos de força” 1Sm.2.4. Isaías lembrou que Deus “fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças” Is.40.29. O vidente Hanani lembrou ao rei Asa que “os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração” 2Cr.16.9.

Que força é essa? É a força do Senhor, pelo seu Espírito Santo. É isso que Paulo ensina: “ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito” Ef.3.16 e por isso pede à igreja: “fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder” Ef.6.10. E por essa força Deus será glorificado: “Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo” 1Pe.4.11.

Os fracos se dobrem. Exaustos, clamem: “fortalece-me conforme a tua promessa” Sl.119.28, “Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez” Jz.16.28. E então provem que: “quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem” Sl.138.3 e se lembrem que: “quando sou fraco é que sou forte” 2Co.12.10.

Comente conosco o que achou desta postagem