52 – Por que você precisa de um pastor?

Posted by

“Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei” – Ez.34.11.

Porque você precisa ser ensinado e advertido pela Palavra de Deus. Essa é a resposta para a pergunta do título.

Deus deu pastores a Israel: os reis que julgavam, os sacerdotes que ensinavam e os profetas que vinham para lembrar o povo da Lei do Senhor. No entanto, os pastores não fizeram o trabalho, por isso, adverte o Senhor: “Estou contra os pastores e os considerarei responsáveis pelo meu rebanho” (Ez.34.9), mas faz uma linda promessa: “Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei” (Ez.34.11), e segue adiante “Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas” (v.23); e ainda outra: “eu darei a vocês governantes (no hebraico, ‘pastores’) conforme a minha vontade, que os dirigirão com sabedoria e com entendimento” – Ez.3.15.

Devido à infidelidade dos pastores de Israel, que deixaram que o povo se desviasse da adoração e se misturassem às outras nações, Deus mesmo iria pastoreá-las, e Ele iria fazer isso com o Seu pastor Davi, e com seus pastores enviados.

Jesus sente o mesmo que o Pai quando vê o seu povo: “Jesus (…) viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas” (Mc.6.34). O povo, que seguia sem conhecer a Lei do Senhor, foi alvo da compaixão de Deus. Jesus era o servo Davi que apascentaria não apenas Israel, mas todo o mundo: “Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco” (Jo.10.16). Jesus saiu de Israel e foi até você resgatá-lo (a), como um Bom pastor, que “dá a sua vida pelas ovelhas” – Jo.14.11.

Mas ele também enviou pastores para que cuidassem de você: “Disse Jesus (a Pedro): ‘Pastoreie as minhas ovelhas’” (Jo.21-16), e os pastores de Jesus (os apóstolos) enviaram outros pastores, os presbíteros. Diz Paulo: “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue” (At.20.25-31). Por isso, alegre-se, ovelha! Deus deu a você pastores como Timóteo, que tem “interesse sincero pelo bem-estar de vocẽs” – Fp.2.20.

Agora, qual o papel da ovelha? O papel da ovelha é reconhecer a voz de Jesus pela boca dos pastores: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (Jo.10.27). Pois este mesmo Sumo Pastor irá separar os mansos dos rebeldes: “Enfaixarei a (ovelha) que estiver ferida e fortalecerei a fraca, mas a rebelde e forte eu destruirei” – Ez.34.16.

Assim, “tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles” – 1Ts.5.12-13.

Dica de livro

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.