64 – O Senhor trabalha com a gente

Posted by

“Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam” – Mc.16.19-20 nvi

Quem dá corda para que a semente brote, cresça a árvore e nasça o fruto? O agricultor acorda cedo e trabalha arduamente. Mas o milagre ocorre debaixo da terra. O agricultor possui um parceiro invisível que, quando o agricultor dorme, trabalha longamente para que, ao acordar, ele possa receber o fruto do seu trabalho.

Jesus contou uma parábola aos discípulos: “O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita” – Mc.4.26-29.

Jesus está comparando o Reino que estava para vir à semeadura do agricultor. Ele fala do trabalho do semeador: “que lança a semente sobre a terra”, mas ele também fala do que realmente faz brotar o fruto: “A terra por si própria produz o grão”, independente de ele estar “dormindo ou acordado”. Era melhor ter ficado dormindo…

Em Marcos 16.19-20, lemos essa promessa sendo cumprida: “o Senhor Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus”. Jesus foi colocado à direita de Deus para governar o mundo e sua igreja. O Reino de Deus, ensinado na parábola, começou.

Em seguida, lemos: “os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam”. Embaixo do sol, os discípulos trabalham arduamente, pregando o evangelho por toda a parte, e Jesus “cooperava com eles”. O Reino de Deus chegou, e Jesus fará a colheita brotar. Ele cooperará com os seus discípulos. Jesus trabalha em cima e embaixo, do trono e nos corações humanos.

Jesus nos faz semeadores de corações ao dar a ordem de pregar o evangelho a todas as pessoas. Jesus nos manda semear os corações humanos com o evangelho. Esse é o nosso trabalho, que devemos fazer com diligência e abundância. Semeamos o coração de nossos filhos, de nossos colegas de trabalho, de nosso cônjuge, de familiares, uns dos outros, dia a dia, mutuamente. Semeamos corações com o testemunho e com a pregação. Falamos do poder de Deus. Falamos de nossa firme confiança nas promessas de Jesus. Depois disso, estando nós “dormindo ou acordado” (é melhor estar dormindo), Jesus confirma a nossa palavra, e faz brotar, e temos colheita!

O Senhor trabalha com a gente. Saber disso não nos faz preguiçosos. Há tempo de semear, com fidelidade e abundância. Mas nesse trabalho não há espaço para a ansiedade. Podemos ficar acordados ansiosos, mas é melhor ficar dormindo, descansando no Senhor, sabendo que Ele trabalha com a gente.

Dica de livro

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.