040 – A igreja está nua!

Posted by

“Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se” (Ap 3.19).

Leia Apocalipse 3.14-22


A história da igreja de Laodicéia se assemelha àquele conto de fadas de Christian Andersen. Um alfaiate mentiroso vendeu à igreja uma roupa nova de mentira, dizendo-lhe ser uma roupa muito luxuosa. E a igreja acreditou: “Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada…”

Mas Deus desvendou a farsa do alfaiate: “Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu” (Ap 3.17). Só que, ao invés de rir desta igreja vaidosa, como fez o povo no conto de fadas, Jesus sentiu nojo: “estou a ponto de vomitá-lo”.

A igreja não tinha valor para Jesus. Ele a via vergonhosamente nua enquanto ela desfilava autosuficiente.

Mesmo a igreja se achando muito rica, a cidade de Laodicéia não tinha o básico, a água. Nas cidades vizinhas havia água fria, para refrigério, e água quente, medicinal. Mas Laodicéia tinha que canalizar sua água de tal modo que ela chegava morna e com um gosto tão ruim que dava vontade de vomitar. Era isso o que Jesus sentia quando “bebia” as obras da igreja.

Curiosamente, na cidade não havia nem a Sinagoga, nem o Trono, nem os mistérios de Satanás, como em outras cartas. Na verdade, Satanás pouco se importava com a igreja de Laodicéia. O maior inimigo da igreja era ela mesma. Era uma igreja autosuficiente, cega, orgulhosa.

Apesar disso tudo, graciosamente Jesus repreendeu a igreja, pois ele ainda a amava: “Repreendo e disciplino aqueles que eu amo” (Ap 3.19).

Por isso, graciosamente, Jesus chegou como caixeiro viajante: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3.20). E ofereceu o que havia de melhor: “compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar” (Ap 3.18). Jesus queria torná-la rica; queria cobrir sua nudez; queria abrir-lhe os olhos.

Querida igreja, arrependa-se de seu orgulho! Pare de confiar em suas obras! Tá feio. O povo está rindo. O alfaiate é mentiroso. Abra a porta para Jesus. Ele quer cobrir suas vergonhas, abrir os seus olhos, oferecer água viva. Tudo isso por um único motivo: ele ainda ama você.


Ore a Deus

  • Para que abra os olhos da igreja, para que ela perceba a própria autosuficiência e quebrante-se na presença de Deus;
  • Para que a igreja compre do ouro, vista-se da roupa e use do colírio oferecidos por Jesus, para que receba as riquezas da graça de Deus.

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.