030 – A igreja fiel

Posted by

“Conheço as suas aflições” (Ap 2.9).

Leia Apocalipse 2.8-11


Você não ia querer ser membro da igreja de Esmirna. Nela não havia milagres, ninguém ficava rico e o culto não era uma festa.

Os que a frequentavam, pelo contrário, ficavam ainda mais pobres, pois tinham seus bens espoliados pelo Estado somente por serem cristãos. Eles eram perseguidos e apedrejados pelos de fora da igreja. Nos cultos, havia lágrimas e insegurança quanto ao futuro. A igreja era invertida.

Espantosamente, ela ficará conhecida pelo mundo como uma igreja irrepreensível, uma igreja em que Jesus não encontra dolo.

Qual a palavra para essa igreja? Nenhuma outra melhor. Jesus diz: “Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico” (v 9).

A igreja de Esmirna enfrentava duas frentes demoníacas: a sinagoga de Satanás com o seu falso ensino, que buscava destrui-la por dentro; e o diabo, que buscava destrui-la por fora. Diante dessas tribulações, Jesus tinha algo a dizer: “Conheço as suas aflições”. E era tudo o que a igreja precisava ouvir.

A igreja não recebe a promessa de que a tribulação iria acabar. Pelo contrário. O que ela ouve de Jesus é que ainda “o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los” (v 10). Mas, à igreja, bastava ouvir que Jesus estava atento à prova de fidelidade.

Jesus, então, faz dois pedidos: “Não tenha medo do que você está prestes a sofrer” (v 10). A morte, senhora do medo, irá bater à porta. Mas Jesus lembra: “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma” (Mt 10.28).

Não há motivo para o crente temer a primeira morte, que é a morte física, pois a segunda morte (o juízo de Deus sobre os ímpios) já foi vencida. Nós seremos arrebatados no corredor entre a primeira e a segunda morte. Nós atravessaremos a primeira morte, mas não encontrarão crentes fiéis a Deus do outro lado da segunda morte.

O segundo pedido que Jesus faz é: “Seja fiel até a morte” (v 10). Jesus não estava falando da fidelidade ao longo da vida. Não era uma medida extensiva. O que Jesus falava era de uma fidelidade intensiva. De ser fiel diante da mais severa tribulação! Ser fiel mesmo se formos lançados à fogueira. Jesus diz: não desanimem; não tenham medo; fiquem firmes mesmo diante da morte.

Nas olimpíadas de Esmirna, seremos considerados perdedores. Mas na vida eterna, mais que vencedores! Ao invés da frágil coroa de louros, receberemos a coroa da vida (v 10). A única promessa presente é que Ele conhece nossas aflições; mas a promessa futura não tem preço: “O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte” (v 11).

Alguns anos depois dessa carta, o bispo de Esmirna, chamado Policarpo, seria levado à fogueira pelo diabo. Nela, diz a história, ele bendisse ao Senhor por ter sido “julgado digno de tomar parte entre os mártires, e do cálice de Cristo para a ressurreição da vida eterna”.

Querida igreja, siga Policarpo atravessando a primeira morte em marcha, em direção à vida eterna!


Ore a Deus

  • Pelo pelos que passam por fortes tribulações, para que se lembrem que Jesus conhece as aflições do seu povo e se compadece por elas;
  • Por coragem e por fidelidade a toda a igreja, para que persevere mesmo diante de severas tribulações.

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.