5 teorias sobre o paradeiro da arca da Aliança

Posted by

As especulações sobre onde estaria o objeto mais misterioso da Bíblia, a Arca da Aliança

Com toda a certeza, um dos maiores mistérios em toda a Bíblia é o fim que levou a Arca da Aliança, um dos objetos mais sagrados e poderosos do povo de Deus.

A Arca da Aliança foi construída segundo instrução e ordenação de Deus. Nela estavam guardadas as tábuas da lei, uma porção do maná do deserto e o bordão de Arão.

Era um objeto tão poderoso, por representar a presença de Deus com o povo, que sozinha ela derrotou os filisteus numa batalha que havia sido perdida pelos israelitas (1Sm.5); também, era um objeto tão temível que, quando o israelita Uzá tocou na Arca para protegê-la de cair, foi imediatamente morto (1Cr.13.9-10).

A última referência a Arca da Aliança na Bíblia ocorre em 2Cr.35.1-3, após as reformas do Rei Josias, que pede para que os levitas a tragam definitivamente ao templo. A partir de então, não há mais qualquer história envolvendo a Arca.

Misteriosamente, um dos objetos mais importantes da religião de Israel é tirado de cena. E começam as especulações e buscas por ela.

A seguir, vamos apresentar as 5 teorias mais conhecidas e plausíveis sobre o paradeiro da Arca da Aliança.

1) Destruída por Nabucodonosor

Destruição do templo de Jerusalém”, por Francesco Paolo Hayez, 1867

Esta é a teoria mais natural sobre o paradeiro da arca. Na verdade, sobre o seu fim. A teoria diz que, simplesmente, a poderosa Arca da Aliança foi destruída por Nabucodonosor.

No ano 586 a.C, quase 40 anos depois de Josias guardar a Arca no Templo, Nabucodonosor, rei da Babilônia, entrou em Jerusalém, destruiu a cidade e incendiou o Templo, levando embora todos os utensílios de lá. Em 2Rs.25.8-17, vemos a destruição em detalhes dos utensílios do templo. Em 2Cr.36.17-19, no entanto, vemos também que alguns destes utensílios foram levados para a Babilônia:

“Por isso, o SENHOR fez subir contra ele o rei dos caldeus (…) Todos os utensílios da Casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da Casa do SENHOR e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou ele para a Babilônia. Queimaram a Casa de Deus e derribaram os muros de Jerusalém; todos os seus palácios queimaram, destruindo também todos os seus preciosos objetos. Nabucodonosor assaltou o templo, destruindo a cidade e o templo”.

Assim, a teoria diz que Nabucodonosor teria derretido a Arca, seja no próprio templo, seja já na Babilônia, tanto para humilhação do povo quanto para uso do seu ouro.

Quando os judeus retornam do exílio, e trazem os ítens de volta, há um descrição detalhada de tudo o que foi trazido, em Esdras 1.9-11, mas não há qualquer menção da Arca da Aliança. De modo que, se a Arca foi levada para a Babilônia, e depois trazida de volta para Israel, seria notável que Esdras e Neemias teriam descrito tal evento.

2) Escondida por Jeremias no Monte Nebo

Moisés e Josué diante da Arca” James Tissot, 1900

Outra teoria sobre o paradeiro da Arca é de que ela não teria sido destruída, mas escondida pelo profeta Jeremias.

Esta teoria tem como base o texto apócrifo do Segundo Livro de Macabeus 2.5-8. Lá, é dito que Jeremias teria levado a Arca ao monte Nebo (monte de Moisés) e que teria depositado-a numa caverna, e apagado todas as evidências. Confira o trecho:

“O escrito mencionava também como o profeta, pela fé da revelação, havia desejado fazer-se acompanhar pela arca e pelo tabernáculo, quando subisse a montanha que subiu Moisés para contemplar a herança de Deus. No momento em que chegou, descobriu uma vasta caverna, na qual mandou depositar a arca, o tabernáculo e o altar dos perfumes; em seguida, tapou a entrada. Alguns daqueles que o haviam acompanhado voltaram para marcar o caminho com sinais, mas não puderam achá-lo. Quando Jeremias soube, repreendeu-os e disse-lhes que esse lugar ficaria desconhecido, até que Deus reunisse seu povo e usasse com ele de misericórdia. Então revelará o Senhor o que ele encerra e aparecerá a glória do Senhor como uma densa nuvem, semelhante à que apareceu sobre Moisés e quando Salomão rezou para que o templo recebesse uma consagração magnífica”

Curiosamente, o profeta Jeremias assim se refere à Arca da Aliança, em suas profecias:

“Sucederá que, quando vos multiplicardes e vos tornardes fecundos na terra, então, diz o SENHOR, nunca mais se exclamará: A arca da Aliança do SENHOR! Ela não lhes virá à mente, não se lembrarão dela nem dela sentirão falta; e não se fará outra” Jr.3.16.

Atualmente, o monte Nebo fica na Jordânia, a 10 quilômetros de uma cidade chamada Madaba.

Um excêntrico arqueólogo e explorador chamado Vendyl Jones, diz ter encontrado o que seria uma espécie de mapa para o paradeiro da Arca, entre os documentos conhecidos como Manuscritos do Mar morto: o Pergaminho de Cobre da Caverna 3. Este documento confirma a inscrição de 2Macabeus 2. Seguindo esta pista, o arqueólogo diz ter decifrado o mapa e ter encontrado a Arca. No entanto, suas descobertas não tem crédito científico.

Embora sem crédito entre os arqueólogos, teve muito crédito no cinema. Sua excentricidade inspirou um dos personagens mais cativantes do cinema, a série de Spielberg “Indiana Jones”.

3) Arrebatada ao céu

Esta teoria não diz nem que a Arca foi destruída nem escondida, mas sim arrebatada pelo próprio Deus. Talvez por ela não ter mais valor, com a vinda de Jesus Cristo, Deus a tenha guardado para não ser objeto de adoração.

Esta teoria tem como base a visão de João, na Ilha de Patmos, escrita no livro de Apocalipse, que diz te-la visto nos céus:

“Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada” – Ap.11.19.

4) Escondida no antigo templo de Jerusalém

A cúpula da rocha, possível lugar em que está escondida a Arca da Aliança

Uma teoria mais contemporânea e que tem causado muito alvoroço é a de que a Arca esteja escondida entre as ruínas do Templo de Jerusalém, e, portanto, de lá ela nunca foi tirada. Na verdade, ela teria sido escondida no próprio templo, e Nabucodonosor nunca a encontrou.

O grande problema é que, para atestar esta teoria, cristãos e judeus deveriam poder investigar dentro do Templo. No entanto, sobre este templo atualmente esta a chamada Cúpula da Rocha, um lugar sagrado aos muçulmanos, e totalmente inacessível para pesquisa.

Esta teoria é defendida pelos rabinos Shlomo Goren e Yehuda Getz, que dizem garantir que a Arca esteja lá, e eles estariam com um projeto para a construção do Terceiro Templo de Jerusalém.

Harry Moskoff, um arqueólogo apelidado de “Indiana Jones judeu“, dedicou 25 anos de sua vida a fim de encontrar a Arca e está convencido de que ela esteja no que teria sido o Templo de Jerusalém. Ele acredita, no entanto, que as ruínas do templo não estão exatamente onde estaria a Cúpula da Rocha. Ele tem estudado acuradamente a topografia do Monte Moriá, como também é chamado o monte do Templo, a fim de encontrar sua real localização.

O arqueólogo crê que, se encontrar as verdadeiras ruínas do templo, a Arca estaria lá, onde sempre esteve.

O Indy está sempre, de algum modo, relacionado à procura da Arca

5) Levada, por um filho de Salomão, para a Etiópia

Capela da Igreja de Santa Maria de Sião, na Etiópia, onde estaria guardada a Arca da Aliança

Outra teoria bastante popular é de que a Arca teria sido presenteada pelo Rei Salomão à Rainha de Sabá. Assim, a Arca teria sido levada à Etiópia por Meneliki I, filho deste relacionamento, por volta de 950 a.C.

Esta é uma teoria bastante defendida pela Igreja Ortodoxa, de que a Arca estaria hoje na capela da Igreja de Santa Maria de Sião, na cidade de Aksum, norte da Etiópia.

Lá, a Arca tem sido preservada em segredo e guardada por monges da igreja até os dias de hoje.

Estas são as 5 teorias mais relevantes sobre o paradeiro da misteriosa Arca da Aliança. Muitas e mirabolantes teorias ainda existem. Entre elas, que a Arca teria sido resgatada do templo nas Cruzadas, pelos Templários; outra, de que ela estaria no Egito, em Tânis, levada pelo faraó Sisaque, conforme 2 Cr.12.2.  Esta última é o que defende o filme Indiana Jones e os caçadores da Arca Perdida, dirigido por Steven Spielberg, com Harrison Ford.

O mais importante de tudo, porém, é que a Arca da Aliança não está fazendo falta! A lei de Deus não está mais guardada dentro da Arca, mas agora as leis são preservadas pelo Espírito Santo habitando em nossos corações. O mesmo Espírito Santo que mantém a  preciosa presença de Deus no meio do seu povo.

One comment

  1. 6ª Teoria – Esta no Vaticano
    Escondida nas cavernas debaixo do Templo,
    Localizada pelos Templários, e levada para a França por enorme escolta,
    guardada em um dos castelos (Templo) dos Templários.
    Por ocasião da destruição dos Templários pelo exercito francês com o
    apoio dos regimentos papais, os emissários papais, que acompanhavam os regimentos papais,
    tiveram acesso as câmaras secretas dentro dos castelos dos Templários, onde era guardados
    os tesouros, uma câmera interior estava a ARCA.
    Os emissários papais a removeram, e em segredo a levaram para Roma;
    Mesmo dentro do Vaticano este segredo é desconhecido por muitos!

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.