8 histórias de amor da Bíblia

Posted by

Jacó e Raquel, e mais sete histórias de amor na Bíblia


A família tem um papel muito importante nas histórias da Bíblia. Deus ama famílias! Em muitas histórias, Deus junta e abençoa casais. É através de casais que a bênção de Deus é transmitida para a geração seguinte. As histórias dos casais da Bíblia não são contos de fadas, não são histórias perfeitas, mas nos ensinam muito sobre o relacionamento entre um homem e uma mulher diante de Deus.

Fizemos uma seleção especial com as 8 melhores histórias de amor da Bíblia! Nossos heróis também andam arrancando suspiros da mulheres virtuosas na Bíblia! Confira com a gente!

1) Adão e Eva: o casamento do século! (Gn.2.18-25)

Ok, a gente sabe que as coisas ficaram um pouco ruins em determinado momento do casamento de Adão e Eva. Mas, veja bem, qual casal teve um casamento mais belo do que eles? Foi o próprio Deus que juntou, celebrou e foi testemunha desse casamento: “Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele” (Gn.2.22).

O casamento (e a lua de mel) desse casal foi, literalmente, num lugar paradisíaco! Além do mais, o noivo Adão ficou tão encantado com a sua noiva, que compôs a primeira canção da humanidade para ela: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada” (Gn.2.23).

2) Isaque e Rebeca: amor à primeira vista (Gn.24)

Ninguém gostaria de ter um casamento arranjado pelos pais, não é? Quanto mais se fosse entre os primos! Essa história pode dar muito errado. Mas não foi o caso desse nosso segundo casal, Isaque e Rebeca. Abraão mandou buscar uma esposa para o filho dentre os parentes, em outra terra, confiando que Deus já teria separado uma esposa para Isaque. E foi isso o que aconteceu.

Por isso, quando o casal se encontrou, foi amor à primeira vista: “Certa tarde, (Isaque) saiu ao campo para meditar. Ao erguer os olhos, viu que se aproximavam camelos.Rebeca também ergueu os olhos e viu Isaque. Ela desceu do camelo e perguntou ao servo: “Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro?” “É meu senhor”, respondeu o servo. Então ela se cobriu com o véu. Depois o servo contou a Isaque tudo o que havia feito. Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara; fez dela sua mulher, e a amou” (Gn.24.63-67).

3) Jacó e Raquel: para tão longo amor, tão curta a vida (Gn.29.1-29)

Com certeza, o nosso terceiro casal protagoniza uma das histórias de amor mais conhecidas da Bíblia, e mostra o que um homem pode fazer pelo seu grande amor! Jacó foi morar entre os seus parentes e lá conheceu a mulher da sua vida. A fim de ter honra diante da família da moça, propôs ao futuro sogro Labão trabalhar para ele por 7 anos em troca da mão de Raquel em casamento. E assim o fez: “Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava” (Gn.29.20).

Passados os 7 anos, o traiçoeiro Labão armou um ardil e, ao invés de Jacó desposar Raquel, o sogro deu a ele a filha Lia. Por isso, lutando pelo amor de Raquel, Jacó prometeu trabalhar outros 7 anos. Depois desses anos todos, trabalhou ainda mais 7 anos a fim de poder ter alguma posse para seguir em viagem com sua família.

A história de Jacó e Raquel inspirou o poeta português Camões a escrever um soneto sobre eles, que termina assim: “mais servira, se não fora para tão longo amor tão curta a vida“.

4) Rute e Boaz: a Cinderela de Judá (Rute 1-4)

A história de Boaz é a clássica história da mulher humilde que foi desposada por um homem bondoso e rico. Rute e a sogra Noemi eram viúvas e, literalmente, mendigas e pedintes em Israel, vivendo de colher espigas. Até que Boaz, “homem rico e influente” (Rt.2.1), vê a moça e foi logo perguntando por ela.

Depois, por uma estratégia de sua fada madrinha Noemi, Rute conseguiu finalmente conquistar o coração de Boaz. Os dois se casaram e foram incluídos na linhagem real de Davi.

5) Davi e Mical: Amor e guerra (1Sm.18)

Mical era a princesa de Israel, filha do primeiro rei, Saul. O preço que Davi pagou por ela foi muito alto para os filisteus. Primeiro, após ser afrontando por Golias, o rei Saul prometeu a mão de sua filha em casamento ao guerreiro que matasse o gigante (1Sm.17.25).

Davi, como sabemos, entregou a cabeça de Golias, mas ainda assim não recebeu sua recompensa. Para recebê-la, teria de cumprir uma outra prova: Saul exigiu que ele lhe entregasse 100 prepúcios de filisteus. Davi, como prova de amor, trouxe 200 prepúcios!! DU-ZEN-TOS PRE-PÚ-CIOS (1Sm.18.20-27)!!! Só então Davi e Mical se casaram.

Mas a história continua. A moça armou um estratagema para proteger o marido do próprio pai que, na calada da noite, tentou matá-lo (1Sm.19.11-17). Davi se tornou um fugitivo e teve de se afastar da esposa. Então, o pai casou a filha com Paltiel (1Sm.25.44). Quando, porém, Saul foi morto, uma das primeiras atitudes de Davi foi exigir sua esposa de volta (2Sm.3.13).

6) Davi e Abigail: o sapo que virou príncipe (1Sm.25)

Davi protagoniza ainda uma outra história de amor que parece ter saído dos contos de fadas. Abigail era uma mulher “inteligente e bonita” (1Sm.25.3), mas seu marido era o sapo Nabal, homem “rude e mau” (1Sm.25.3). Quando o Davi fugitivo do deserto chegou nas terras de Nabal pedindo algo que pudesse alimentar seus homens, Nabal tratou o rapaz com ignorância: “Quem é Davi? Quem é esse filho de Jessé?” (1Sm.25.10). Davi ficou com o orgulho ferido e se preparou para atacá-lo.

Tinha que vir uma mulher bonita e inteligente para apaziguar o conflito. Sem que seu marido soubesse, Abigail mobilizou alguns dos servos e levou alimento para Davi, e ela própria foi até Davi, se prostrou em sua presença, e rogou por misericórdia para seu marido: “Meu senhor, não dês atenção àquele homem mau, Nabal. Ele é insensato, conforme o seu nome significa; e a insensatez o acompanha” (1Sm.25.24). Então, Davi respondeu à mulher: “Seja você abençoada pelo seu bom senso e por evitar que eu hoje derrame sangue e me vingue com minhas próprias mãos” (1Sm.25.33).

Dez dias depois, Deus puniu Nabal, e ele morreu. Quando Davi ficou sabendo, não pensou duas vezes: “Então Davi enviou uma mensagem a Abigail, pedindo-lhe que se tornasse sua mulher” (1Sm.25.39). E o sapo virou príncipe, e Abigail se casou com o futuro rei de Israel.

7) Ester e Xerxes: a mais bela do reino (Ester 1-10)

O imperador da Pérsia Xerxes, para se vingar de sua rainha teimosa Vasti, afastou a esposa do cargo e promoveu um concurso de beleza nacional para tornar rainha a mulher mais bela do reino. Ester, uma israelita escrava na Pérsia, agradou os olhos de Xerxes, e ele a fez rainha de toda a Pérsia.

Toda essa história de amor, no entanto, serviu para que a nova rainha pudesse salvar o seu próprio povo. O rei, apaixonado por Ester, apoiou a moça em tudo: vingou o algoz de seu primo Mardoqueu e elevou o primo a alto funcionário da Pérsia.

8) José e Maria: superando qualquer barreira (Lc.1)

José e Maria escolheram esperar, claro! É assim que os casais da Bíblia fazem. Então, o que você faria se sua noiva aparecesse grávida?Pois é, Maria engravidou antes do casamento. Para auxiliar o casal a enfrentar essa barra, José recebeu a visita de um anjo para mostrar ao noivo decepcionado a honestidade de sua noiva. Mostrou que, na verdade, ela estava esperando um filho do próprio Deus!

José não apenas acreditou na história, como assumiu a responsabilidade pelo filho e a protegeu em todo o processo da gravidez. Juntos, o casal conseguiu transpor as barreiras que foram colocadas entre eles.

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.