As 6 histórias mais horripilantes sobre circuncisão

Posted by

Conheça as curiosidades e as horripilantes histórias envolvendo a circuncisão!

A circuncisão, esse macabro rito de iniciação, foi motivo de muita dor para muito marmanjo na Bíblia.

Confira, então, algumas curiosidades sobre o rito da circuncisão e as histórias com esse rito na Bíblia!

O que é a circuncisão, afinal?

A circuncisão é a cirurgia para retirar a pele que cobre a parte de cima do… como vamos dizer… do piu piu do menino.

Essa pele retrátil que cobre o órgão sexual masculino é chamada de prepúcio.

Mas, afinal, como isso tudo começou?

Um sábado qualquer >> http://www.umsabadoqualquer.com/

A circuncisão em outros povos

O rito da circuncisão não foi inventado por Deus nem pelos hebreus. Era uma prática corrente muito antes de Abrão existir e antecede a todas as tradições religiosas. É uma prática tão antiga que não se sabe apontar seu início.

Além de ser muito antiga, a prática da circuncisão também era praticada por muitos povos. Veja o que escreveu o historiador grego do século V a.C, Heródoto:

“Os colquidianos, os egípcios e os etíopes são os únicos povos que sempre praticaram a circuncisão. Os fenícios e os sírios da Palestina reconhecem nesse hábito a influência dos egípcios; os sírios que vivem nos vales do Termodon declaram que esse costume foi introduzido em sua comunidade há pouco tempo pelos colquidianos (…) Egípcios e etíopes, eu não saberia dizer qual dos dois povos foi o primeiro a praticá-lo, pois trata-se de um costume muito antigo” em.

“Histórias – livro II”
Gravura datada de 2300 a.C, na necrópole de Saquara

Alguns historiadores apontam que a prática teria surgido na África, há cerca 5 a 7 mil anos atrás. De lá, teria migrado para o Egito, e finalmente, dispersado para os povos vizinhos.

Sabe-se, com certeza, que os prepúcios eram retirados no Egito já em 2300 a.C. Isso devido há monumentos e desenhos que ilustram o rito.

Vestígios dessa prática ainda são encontrados em muitos outros povos da Antiguidade. Até mesmo entre os Maias há vestígios de que rituais semelhantes eram praticados.

Atualmente, além dos judeus, os muçulmanos e árabes também praticam a circuncisão, e ainda alguns povos na África.

Os árabes, no entanto, circuncidam a partir dos 13 anos de idade, tendo como referência a história de Ismael. Diz-se que Maomé teria nascido circuncidado, e nunca aboliu a prática.

Em algumas tribos do Iêmen, jovens de 16 anos eram circuncidados diante da futura esposa, às vésperas das núpcias, como um rito de passagem e um ato de bravura.

Uma lenda australiana:

A circuncisão é praticada por uma tribo nas ilhas de Vanuatu, nas Austrália, devido a uma lenda antiga. A lenda diz que um rapaz foi colher bananas no bosque com sua irmã. Mas, enquanto o irmão dava uma descansada ao pé da árvore, e a irmã descia da mesma árvore, ela deixou escapar o machado, que caiu e foi cortar justamente o prepúcio do irmão.
Dias depois, o rapaz teve relações sexuais com uma moça da aldeia. Acontece que a moça ficou muito satisfeita com o desempenho do rapaz circuncidado e espalhou a notícia entre as mulheres.
Assim, todas as moças da aldeia também queriam experimentar a novidade com o rapaz.
Então, as mulheres da aldeia decidiram que só dormiriam com os demais homens se fizessem o mesmo que o rapaz circuncidado acidentalmente.

Circuncisão e higiene

Mas, para além de um ritual religioso ou cultural, a circuncisão também é entendida como um procedimento de higiene.

E não é uma ideia nova: o filósofo judeu Fílon de Alexandria (13 a.C-54 d.C) já defendia a circuncisão como uma garantia de maior higiene para evitar infecções como a sífilis, fimose, herpes etc.

Atualmente, a circuncisão é usada como uma cirurgia eficaz contra a fimose.

A circuncisão em Israel

Circuncisão de Jesus, por Ludovico Mazzolini, 1520

A circuncisão em Israel foi estabelecida pelo próprio Deus com Abrão, em Gn.17.23-27, como um sinal da aliança que havia estabelecido com ele.

A circuncisão para o povo de Deus, então, era uma expressão física de fé, que distinguia aqueles que pertenciam ao Senhor. Daí que a expressão “incircuncisos” utilizada algumas vezes na Bíblia, era uma forma de chamar os ímpios e aqueles que não temiam a Deus.

Era por intermédio da circuncisão que a família entrava no pacto de Abrão, e era por intermédio dela que Deus concedia as bênçãos oferecidas a Abrão.

Quando o povo saiu do Egito, e Moisés desceu do Sinai, a circuncisão foi regulamentada (Lv.12.3) e até mesmo os estrangeiros deveriam fazê-la (Ex.12.48).

Assim, a circuncisão era feito a todo membro masculino da família e dos servos, no oitavo dia de nascimento. E nesse dia era dado o nome do menino também.

No Novo Testamento, o rito ficou restrito apenas aos judeus e aos cristãos judeus. Esses ficaram conhecidos como o grupo da circuncisão (Tt.1.10) ou o partido da circuncisão (At.11.2).

No entanto, apesar de a circuncisão ter sido um sinal muito importante para o povo de Deus, por expressar a fé, há algo mais importante que o rito, que é oferecido a todo o que crê em Jesus Cristo:

“Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne” Cl.2.11

Finalmente, vamos às horripilantes histórias de circuncisão:

1) Circuncidado depois de velho – Gn.17.10-27

“Minha aliança, marcada no corpo de vocês, será uma aliança perpétua” Gn.17.14

Quando Deus estabeleceu sua Aliança com a família de Abrão, ele estabeleceu pela primeira vez a circuncisão como sinal dessa aliança. Nesse dia, todos os da casa de Abrão foram circuncidados. Uma coisa é ser circuncidado com oito dias de nascido… mas depois de velho??

Abrão tinha 99 anos quando foi circuncidado e Ismael, seu filho, tinha 13 anos!

2) Se quiser casar com minha irmã – Gn.34

“Diná e Siquém” por James Tissot

Diná, filha de Jacó, arrebatou o coração do príncipe Siquém. O homem ficou tão apaixonado que forçou a moça a deitar-se com ela, e a desonrou.

No entanto, o príncipe levou o pai Hamor até Jacó, para se casar com a moça hebréia.

Os filhos de Jacó, fazendo jus a história de enganos da família, e desejando se vingar do príncipe estuprador, armam uma cilada.

Responderam ao príncipe:

“Daremos nosso consentimento a vocês com uma condição: que vocês se tornem como nós, circuncidando todos os do sexo masculino” – Gn.34.15

Acontece que era uma grande armadilha. Quando o príncipe aceitou a proposta, e circuncidou todo os homens do povo, os irmãos executaram o plano:

“Três dias depois, quando ainda sofriam dores, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, pegaram suas espadas e atacaram a cidade desprevenida, matando todos os homens” Gn.34.25

3) Marido de sangue – Ex.4.24-26

Moisés estava para ir ao Egito libertar o povo de Israel. Deus já havia falado com ele, já havia lhe dado poderes e instruções. Moisés iria levar a família que formara no deserto, mas havia um problema…  ele não havia circuncidado seu filho, Gérson, com sua esposa Zípora. Esse era um requisito para estar em aliança com Deus.

Daí acontece algo estranhíssimo.  Deus apareceu para matá-lo!!!

Foi então que Zípora percebeu o motivo e, rapidamente, circuncidou o filho, e lançou o prepúcio aos pés de Moisés, dizendo:

Você é para mim um marido de sangue!” Ex.4.25

E assim, por causa do derramamento de sangue, houve remissão, e “o Senhor o deixou” Ex.4.26.

A história é um pouquinho pior. Um pequeno detalhe deixa ela pior:

“Zípora pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio de seu filho” Ex.4.25

Zípora cortou o prepúcio do filho com uma pedra! U-MA PE-DRA!

U-MA PE-DRA

4) Remoção da humilhação em Gilgal – Js.5.1-9

Quando o povo de Israel, liderado por Josué, após os anos de peregrinação do Egito, estava prestes a tomar posse da terra prometida, Deus dá uma ordem:

“Faça facas de pedra e circuncide os israelitas de novo” Js.5.2

Acontece que os israelitas que tinham nascido no deserto, nos anos de peregrinação, não tinham sido circuncidados. E os homens que tinham saído do Egito já estavam todos mortos. Ou seja, todos os homens de Israel adultos e criançasnão eram circuncidados.

Daí que, antes de lutarem por Deus nas batalhas pela terra prometida, eles deveriam se consagrar a Deus, e entrar na aliança de Abrão.

Assim, todos os homens foram circuncidados naquele dia.

Imagina o sofrimento!

Depois de ter obedecido à ordem, Josué disse ao povo:

Hoje removi de vocês a humilhação sofrida no Egito” Js.5.9

E naquele dia nomearam o lugar de Gilgal, o lugar em que os israelitas foram circuncidados e, logo depois, comemoraram a páscoa.

5) Se quiser casar com minha filha – 1Sm.18.20-29

Davi e os 200 prepúcios” The Brick Testament

O rei Saul estava em uma enrascada com um gigante e um exército filisteu aterrorizando o povo. Então, entre outras coisas, prometeu a mão de sua filha Mical em casamento ao homem valente que enfrentasse o gigante Golias (1Sm.17.25).

Como sabemos, Davi furou a testa do gigante e trouxe vitória a Israel. Mesmo assim, Mical não foi entregue ao guerreiro.

Passou um tempo e Mical se apaixonou pelo matador de gigantes. Quando Saul soube, viu nisso uma oportunidade de matar Davi.

Por isso, armou uma cilada para ele. Prometeu a filha em casamento a Davi se ele trouxesse para o rei os prepúcios de cem filisteus “incircuncisos” (1Sm.18.25).  A intenção do rei era que Davi fosse morto pelos filisteus.

Mas o danado do Davi era mais guerreiro que Saul podia imaginar. Antes do prazo, Davi trouxe a Saul não cem, mas duzentos prepúcios de filisteus (1Sm.18.27).

Eu só não queria ser o cara que contou esses prepúcios!

6) Pobre Timóteo – Atos 16.3

Apesar de todo o sacrifício da circuncisão, ela representa uma expressão de fé muito cara para todo o povo de Deus. Era algo importante e poderíamos até dizer que era algo belo!

No entanto, essa prática não era mais necessária, devido a fé em Jesus Cristo.

Mesmo assim,  muitos judeus que se converteram ao cristianismo e pegaram no pé dos cristãos gentios para que também se circuncidassem. Mas Paulo não deixou isso acontecer. Tito, por exemplo, não precisou do sacrifício (Gl.2.3).

No entanto, Timóteo não escapou da faca. Para que não escandalizassem aos judeus, Paulo optou pela circuncisão de seus discípulo:

“Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego” At.16.3

Pobre Timóteo! Foi um dos últimos cristãos na história a serem circuncidados por causa da aliança com Deus!

Fonte:

Artigo História Viva
Dicionário da Bíblia, John Davis
Novo dicionário de teologia bíblica, Desmond Alexander e Brian Rosner

One comment

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.