Jonas

Posted by

Conheça o livro de Jonas, o profeta fujão, dorminhoco e furioso

O quinto livro dos profetas menores conta a história do profeta trapalhão Jonas, que achou que poderia fugir de Deus. Apesar disso, sua história apresenta um Deus que é soberano sobre todas as coisas e tem compaixão para salvar.

Venha conosco e conheça mais sobre essa incrível história!

A história do livro

“Profeta Jonas” de Aleijadinho

O quinto livro dos Profetas Menores, Jonas, foi escrito (ou pelo menos relatado) pelo seu personagem principal, embora o próprio livro seja escrito em terceira pessoa e não possua nenhum vestígio de autoria. Afinal, somente Jonas poderia relatar o que ocorreu com ele na barriga do peixe, ou mesmo sua história próximo a Nínive, com a planta milagrosa.

O profeta Jonas é uma figura real da história de Israel, como lemos em 2Rs.14.23-25. Ele era um profeta da tribo de Zebulom, nascido em Gate-Hefer, muito próximo a Nazaré.

Jonas profetizou no século XVIII a.C, na mesma época de Amós e Oséias. Ele foi um profeta do Reino do Norte, no período do rei Jeroboão II (entre 782-753 a.C), um período de grande prosperidade econômica e cultural em Israel, mas também de muito pecado. Foi Jonas quem profetizou ao rei sobre o avanço do reino e o aumento de suas fronteiras.

A história contada no livro de Jonas também é uma história real, e não uma ficção, e é o próprio Jesus Cristo que atesta isso, em Mt 12.39-41 e em Lc 11.30-32.

Apesar de muitas histórias extraordinárias que ocorrem no livro, que não podem ser explicadas pela ciência, como o fato de um homem sobreviver no estômago de um peixe, ou uma planta nascer e morrer milagrosamente; ou mesmo o avivamento extraordinário ocorrido em Nínive, a história relatada no livro de Jonas realmente aconteceu.

Afinal, o que é impossível ao “Deus dos céus, que fez o mar e a terra” (Jn.1.9)?

Embora na história de Jonas a profecia seja contra Nínive, o livro em si, a história profética, não era destinada à Nínive, mas a Israel. A história foi detalhadamente descrita para a nação do profeta, o Reino do Norte. Foi essa nação que primeiro recebeu a história e que a preservou como um livro sagrado, um livro para o povo de Deus.

O conteúdo do livro

Jonas e a Baleia (1621) por Pieter Lastman

A profecia no livro de Jonas é no formato de história, e relata a resistência do profeta em obedecer a Deus.

A história começa com o profeta recebendo uma ordem de Deus para ir para Nínive e profetizar contra a cidade. Mas Jonas, sabendo que Deus seria misericordioso com os ninivitas, resolveu não obedecer e fugiu de Deus, indo para o extremo oposto, para Társis.

No entanto, no meio do trajeto para Társis, deu enviou uma grande tempestade sobre o barco fenício que levava Jonas. Os fenícios ficaram desesperados, pois sabiam que aquela não era uma tempestade normal, mas sim uma tempestade vinda de um deus irado.

Então, eles encontraram o profeta, que estava dormindo. Jonas contou sua história, e pediu para ser lançado ao mar. Os marinheiros relutaram, mas acabaram sendo pressionados a jogarem Jonas no mar Mediterrâneo, ou o barco viria a naufragar.

Lançado ao mar, no entanto, Deus enviou um peixe para engoli-lo e assim preservar a vida do profeta fujão e dorminhoco. E ali, no estômago do peixe, Jonas orou a Deus e se comprometeu a obedecer.

Em seguida, Jonas é vomitado na praia, e seguiu para Nínive, finalmente. Lá, de forma muito rápida, lançou a profecia dada por Deus. E inesperadamente, toda a cidade se arrependeu de seus pecados e clamou ao Senhor.

O profeta, por sua vez, ficou contrariado e furioso. Assim, Deus decidiu completar seu ensino a Jonas, dando a ele uma sombra de uma planta, e depois tirando a sombra, para mostrar ao profeta que sua ira contra Deus por ter misericórdia de Nínive era uma grande loucura.

A história termina com uma pergunta muito dura para o povo de Deus:

“Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade” Jn.4.10-11

O livro de Jonas tem muitos ensinamentos preciosos. O livro apresenta um Deus que é soberano sobre todas as coisas. Ele é o “Deus dos céus, que fez o mar e a terra” (Jn.1.9). Ele fala à tempestade, e ela obedece. Ele fala ao peixe, e o peixe obedece. Ele fala à planta, e a planta obedece. Só o povo de Deus é que não obedece ao seu Deus.

O livro também apresenta a soberania de Deus para salvar, afinal, “a salvação vem do Senhor” (Jn.2.9). Por isso, se Deus desejar, ele pode salvar os idólatras marinheiros do barco para Társis, e também a cidade de Nínive, apesar da discordância do profeta. Ele é soberano para salvar quem Ele quiser.

No entanto, todo o livro caminha para ensinar ao profeta e ao povo de Deus sobre sua grande misericórdia. Deus é misericordioso com os marinheiros do barco (1.6), com os ninivitas (3.7-9) e muito, muito paciente e misericordioso com o profeta Jonas, e com Israel. Deus questiona: “Não deveria eu ter pena dessa grande cidade” (Jn.4.11).

Finalmente, conforme o próprio Jesus afirma em Mt 12.39-41 e em Lc 11.30-32, o profeta Jonas é um sinal para o próprio Jesus. Como Jonas, Jesus também ficará três dias no ventre da morte, e sairá vivo.

Resumo dos capítulos

Capítulo 1

Deus dá uma ordem a Jonas, para ir à Nínive pregar contra ela. Jonas foge para Társis, mas Deus o alcança no meio de uma tempestade, e o profeta é lançado ao mar. Deus envia um peixe para engolir Jonas.

Capítulo 2

Jonas ora a Deus e decide obedecer a Deus

Capítulo 3

Jonas recebe novamente a ordem de Deus e o profeta segue para Nínive, e prega contra a cidade. Nínive rapidamente se arrepende de seus pecados, e todos clamam a Deus por misericórdia

Capítulo 4

Deus salva Nínive e Jonas fica irado. Deus questiona Jonas. Deus faz nascer uma planta para dar sombra a Jonas, que o deixa alegre, mas logo a planta é morta. E Jonas fica furioso novamente. Deus compara a ira de Jonas pela morte da planta com a ira pela compaixão com Nínive.

O livro é curtinho, tem apenas 4 capítulos! Que acha de ler ele hoje mesmo? Abre lá a Bíblia!

Fonte:

Jonas, Hernandes Dias Lopes
Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias – Introdução e comentário
Manual Bíblico Unger
Dicionário da Bíblia, John Davis

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.