003 – Quem é você no caminho de Naamã?

“Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel” – 2° Rs.5.15.


Naamã foi um orgulhoso herói de guerra e conquistador de povos. Deus, no entanto, quis transformar a sua vida e salvá-lo dos seus pecados. No caminho da salvação desse homem, quatro pessoas foram envolvidas. Duas delas para trazer brilho ao evangelho de Jesus Cristo, e outras duas para trazer vergonha. Com qual delas você se assemelha no caminho daqueles que Deus deseja salvar?

A primeira dessas pessoas que estavam no caminho da salvação de Naamã foi uma pequena menina. Naamã havia sido o responsável por atrocidades sobre o povo de Israel, que atingiram os pais da menina anônima de 2° Reis 5, e que alcançaram a própria menina. Só Deus sabe o terror que essa menina viveu quando foi sequestrada de sua casa para servir como escrava nos palácios da Síria.

Apesar disso, dona de uma misericórdia e uma coragem encantadora, a menina teve compaixão do marido de sua serva, o general Naamã, quando este ficou severamente doente. Ela se lembrou do poder de Deus e o anunciou à família. Essa menina é exemplo da coragem e da compaixão que dignifica o evangelho: ela devolveu graça quando havia recebido agruras e algozes.

Assim, Naamã ouviu a menina e procurou o rei de Israel. Este, por sua vez, covardemente negou ajuda e não percebeu a oportunidade que Deus estava oferecendo. Ele não tinha os olhos da menina, mas pensou como um político e teve medo. O rei de Israel é um exemplo de covardia e indiferença que envergonha o evangelho, exemplo daqueles que não vivem a grandeza do amor de Deus em sua vida cotidiana.

Na sequência, o profeta Eliseu interveio nesta história e, pelo poder de Deus, curou o general, tanto de sua doença quanto de seu orgulho e idolatria. Grato, Naamã ofereceu uma recompensa, que o profeta negou prontamente. Assim, Eliseu expressou a fidelidade e a compaixão que dignificam o evangelho de Jesus Cristo, e que traz salvação ao homem.

Por outro lado, o servo Geazi, escondido de Eliseu, deu um jeito de lucrar com a graça de Deus concedida ao general, e se tornou o último homem no caminho da salvação de Naamã, ilustrando a ganância que envergonha o evangelho.

Eliseu e Geazi: este, faz da religião um comércio; aquele, faz de Cristo o reconciliador com Deus; este, se aproveita, aquele, traz salvação.

No caminho para a salvação, Naamã encontrou uma menina misericordiosa e um rei medroso, um profeta fiel e um serviçal ganancioso. Pedras vivas e pedras de tropeço. Qual destes você quer ser no caminho de pessoas que estão sendo transformadas por Deus?

Nesse caminho, apesar daqueles que envergonham o evangelho, o plano de Deus não falhou: o grande inimigo de Israel abandonou seus deuses e se tornou um seguidor do Deus de toda a terra.

2 comentários sobre “003 – Quem é você no caminho de Naamã?

  1. Anônimo disse:

    O tema abordado é bem sugestivo para os dias atuais da igreja em que vivemos onde o evangelho se tornou moeda de troca por muitos mercenários que querem receber recompensa por algum milagre ou cura que Deus tenha usado como
    O canal para realizar algum benefício a alguém. Estar cheio de pregadores que recebem carros casas dinheiro porque orou por alguealguém e Deus pela sua bondade operou uma cura ou um milagre .Logo querem receber recompensa por algo que foi Deus que fez e não ele .não querem galardão de Deus mais sim do homem . Essas coisas me deixa bastante triste .Mais logo olho para Cristo autor e conssumador da fé .Que Deus continue usando sua vida grandemente.

Comente conosco o que achou desta postagem