006 – Como Deus fala com você

Posted by

“Os céus declaram a Glória de Deus” (Sl 19.1).

O filme Interestelar é uma história sobre a angústia de seres espaciais buscando uma forma de comunicar uma mensagem aos humanos. De forma parecida, Deus também tem uma mensagem aos homens.


O salmo 19 nos mostra que, “sem discurso nem palavras” (v.3), Deus se comunica pelos céus em todo o tempo: “uma dia fala disso a outro dia” (v.2); em todo lugar: “sua voz ressoa por toda a terra” (v.4) e em todas as coisas, através de uma gloriosa descrição do movimento do sol (v.6). Não há um dia e nenhum lugar na terra em que Deus não esteja usando até o mais simples dos seres para levar uma mensagem aos homens.

Além do mais, Deus se comunica no próprio coração humano. Nele, Deus colocou o que o salmo chama de testemunhos, entre outros nomes. Esses mandamentos são confiáveis, justos, verdadeiros, mais valiosos que o ouro e mais saborosos que o mel, revelando as qualidades do próprio Deus. Eles foram colocados no coração humano para revigorar a alma e dar sabedoria até aos mais simples (v.7); dar alegria ao coração e trazer luz aos olhos (v.8); além de advertência e recompensa (v.11).

No entanto, o pecado trouxe uma surdez tal que os homens se tornaram incapazes de ouvir o discurso de Deus nos céus e reconhecer o testemunho de Deus em seus corações (Rm.1.18-23). Por isso, o autor do salmo faz uma das perguntas mais desesperadoras da humanidade: “quem pode discernir os próprios erros?” (v. 12).

A lei de Deus precisou ser escrita em livro, pois os homens já não a ouviam em seus corações; e precisou ser escrita por Deus, pois os homens estavam cegos.

Finalmente, Deus se revelou através de Jesus Cristo. Foi através da morte de Jesus que o salmista alcançou a resposta de seu pedido de absolvição da culpa pelos pecados (v.12-13a), e foi através da ressurreição que o salmista recebeu a resposta para seus pedidos de integridade, inocência e de um lábio e um coração agradável a Deus (v.13b-14).

Nem os céus e nem a lei em nossos corações puderam falar de maneira tão graciosa esta mensagem que Deus tinha para transmitir para mim e para você, como Jesus a falou:

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” – Mt.11.28.

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.