002 – O Evangelho: esta história pode mudar sua vida de uma vez por todas!

Existem histórias que impactam nossa vida. Algumas nos emocionam, já outras nos entristecem. No entanto, existe uma história que, como nenhuma outra, pode transformar sua vida de maneira profunda e de uma vez por todas. Esta história é importante porque ela tem significados, desafios e promessas poderosas.

A história já é bem conhecida. Você já conhece pelo menos alguma coisa. É a história de Jesus Cristo, filho de Deus. Mas eu quero destacar dois acontecimentos desta história. Não é nem seu nascimento, nem sua obediência a Deus, nem seus ensinamentos. O primeiro evento que eu quero destacar é a morte de Cristo. Jesus Cristo foi morto da maneira mais humilhante, e sofreu horrores jamais sentidos por alguém. Mas o outro evento é a ressurreição de Cristo. Jesus foi morto numa sexta-feira, mas ressuscitou ao terceiro dia. Assim, Ele venceu a morte e está vivo até hoje, reinando com o Pai. Esta história é chamada de Evangelho.

Talvez você conheça esta história, mas não conheça seu significado profundo. Quero destacar dois aspectos deste significado. O primeiro é que Jesus é o Senhor. Com sua morte e ressurreição, Jesus assumiu o controle da história e se tornou o rei de seu povo. Por isso, devemos a Ele obediência. O outro significado é que Jesus é o salvador. Com sua morte na Cruz, Jesus conquistou a salvação do seu povo.

Por isso, esta história possui desafios profundos a você e a mim. O primeiro desafio é acreditar na história e no significado da história. Acreditar, de fato, que o filho de Deus entrou na história, viveu, morreu mas ressuscitou, e neste exato momento está vivo nos céus. Mas também acreditar no significado, acreditar que Jesus é o Senhor e o salvador do seu povo. Não é acreditar apenas em uma história que ocorreu no passado, mas crer que esta história tem um significado para você hoje. Por isso, o desafio é acreditar que Jesus é seu Senhor e seu Salvador. Tanto a história quanto o significado possuem testemunhas confiáveis, que estão na Bíblia Sagrada. No entanto, eu mesmo posso me colocar como uma testemunha desta história, pois eu mesmo fui transformado profundamente por ela. O segundo desafio é a mudança de vida. Quando você confia que Jesus é seu Senhor, você então percebe o quão distante está a sua vida da vontade de Deus. Neste caso, o seu coração será levado para um um forte desejo de viver de uma forma que agrade a Deus. Você não passa mais a viver para si mesmo, mas para agradar a Deus. Essa mudança de vida se chama arrependimento.

Se você sondar o seu coração e encontrar fé e arrependimento, esta história tem para você ainda duas promessas. A primeira é o perdão. Algumas religiões buscam nos livrar da culpa existencial por intermédio de boas obras. A cultura busca nos livrar desta culpa relativizando os valores. Mas este é um processo de auto-engano pois, embora possamos apagar de nossas mentes a culpa psicológica, todos nós, sem exceção, estamos debaixo de uma culpa jurídica, a culpa de viver de maneira rebelde à Deus, e a pena contra ela é capital! Todos iremos prestar contas disto. No entanto, Jesus Cristo morreu na cruz justamente para pagar nossa culpa. Ele morreu em nosso lugar. Portanto, quando nos arrependemos de nossos erros, podemos estar certos que Jesus Cristo já pagou o preço deles. Não apenas a existencial, mas também a culpa jurídica. A outra incrível promessa é a nova vida. Nós passamos a ter nova vida, pois o Espírito de Jesus Cristo passa a morar em nosso coração, que nos capacitará para vivermos conforme a alegria de Deus. Nesta nova vida, temos o amparo, a direção e a força vinda de Deus. Além do mais, esta nova vida não acabará nunca! Ela está além da própria vida. Pois na Cruz, Jesus Cristo venceu a morte, e todos os que crêem nEle passarão a vida eterna com Ele, em abundância de vida!

Se você creu na história e no significado, e recebeu as promessas, quero lhe mostrar dois preciosos instrumentos dados por Deus para sua caminhada. O primeiro é a Bíblia Sagrada. Ela é a revelação de Deus sobre Jesus Cristo e nela você encontra tudo o que precisa saber sobre viver segundo a vontade de Deus. Leia e estude ela. Indico que você comece pelo Evangelho de Lucas. É por intermédio da Bíblia que Deus fala com você. O outro instrumento é a oração. A oração é o meio de você falar com Deus. A Bíblia diz que Deus se inclina para ouvir aqueles que possuem o coração arrependido.

Ela também diz que Ele concederá tudo o que pedimos para que vivamos uma vida que agrada a Deus. Por isso, eu sugiro que, assim que você puder, antes de começar sua leitura do evangelho de Lucas, faça essa primeira oração a Deus:

“Deus, me ajude a entender as maravilhas deste seu livro sagrado, me ajude a conhecer mais a Jesus Cristo e a sua vontade”.

Além destes instrumentos, Deus ainda lhe concedeu um grande privilégio. Este grande privilégio é o de fazer parte de sua família. Esta família é composta por todas as pessoas, em todos os lugares e épocas, que um dia creram na promessa de salvação em Jesus Cristo. Entre outras coisas, estas pessoas são chamadas de cristãos, pois Cristo é o centro de sua vida; de evangélicos, pois somente o Evangelho de Jesus Cristo é o poder para a sua salvação; e crentes, porque não conquistam estas promessas por obras, mas pela fé. Juntas, elas são chamadas de Igreja, e entre si se chamam de irmãos. Também, porque fomos adotados para a família de Jesus, podemos chamar o Deus, criador dos céus e da terra, de Pai. E Jesus Cristo é chamado de Noivo da Igreja. A Igreja como família de Deus é uma só, mas se divide em inúmeras denominações, como Igreja Presbiteriana, Igreja Batista, Igreja Metodista etc. Há também falsas denominações, que se dizem igreja. A maneira como você descobre igrejas verdadeiras é pelo compromisso com a Bíblia Sagrada e com Jesus Cristo.

Quando você confia sua salvação a Jesus, e é adotado para a família de Deus, você ainda adquire dois maravilhosos direitos. O primeiro direito é o batismo com água. Se você creu, você certamente já foi salvo, mas é seu direito ser batizado, que é a maneira visível como a família de Deus reconhece você como um irmão. Este batismo é feito apenas uma única vez. Outro direito que você tem é de participar da Santa Ceia. A Santa Ceia é uma comunhão especial da família, ocorrida de tempos em tempos, em que ela partilha o pão e o suco da videira, e tem a promessa de que Jesus Cristo está presente espiritualmente, fortalecendo a igreja com alimento espiritual.

Enfim, o meu desejo profundo é que o Evangelho de Jesus passe a ser aquilo que há de mais importante na sua vida. O momento em que você confia em Jesus Cristo pode ser bem diversificado; pode fazer você ter uma mudança radical, ou pode ser simplesmente uma compreensão e uma mudança de direção, sem causar grandes emoções. No entanto, após crer em Jesus, nós passamos a crescer na fé. A Bíblia compara o nosso crescimento na fé com o crescimento de uma árvore, e o modo como andamos com Deus ela chama de fruto. Ou seja, dia a dia o Espírito Santo de Jesus vai regando o seu coração, de modo que sua vida, cada dia mais, vai se tornando abundante e agradável a Deus!

Que o Evangelho de Jesus Cristo seja o seu maior tesouro!

Comente conosco o que achou desta postagem