007 – Sede pela Palavra de Deus na Floresta

Posted by

Trabalhar para a evangelização do Brasil não pode deixar de lado a comunidade indígena que vive em nosso território.

Por isso, o relatório do Departamento de Assuntos Indígenas, da Associação de Missões Transculturais do Brasil, é muito relevante para aqueles que desejam ver a evangelização do Oiapoque ao Chuí.

A pesquisa realizada pelo departamento mostra alguns dados para reflexão. O país possui 616.000 indivíduos declarados indígenas, sendo que 52% desses ainda vivem em aldeamentos. Essas pessoas formam 340 etnias diferentes, sendo que mais de 20 delas possuem mais de 10.000 pessoas. 27 dessas etnias estão isoladas, mas 111 são urbanizadas ou em processo de urbanização.

Com respeito a presença evangélica, 150 etnias possuem igreja indígena, porém 99 delas ainda não possuem liderança local. Das etnias sem igreja, 182 já estão, pelo menos, com presença missionária, porém em 50 delas não há representantes evangélicos indígenas. No entanto, há pelo menos 121 não evangelizadas e sem qualquer presença missionária ainda. Veja o que diz o relatório a este respeito:

“Chama a nossa atenção o alto número de etnias sem conhecimento do Evangelho em áreas relativamente abertas e sem iniciativas evangélicas e missionárias”.

Além da presença, há ainda outra necessidade muito relevante: “A Igreja Indígena vive um momento de crescente interesse na capacitação bíblica e em outras diversas áreas, porém, sofre com a ausência de treinamento perante a demanda e necessidade”. Há 16 seminários e cursos bíblicos para preparo indígena que não dão conta da demanda, e 51 etnias sem acesso a nenhum programa de ensino bíblico, o que causa um crescimento da igreja sem treinamento, podendo acarretar numa igreja nominalista e sincrética no futuro.

O relatório conclui que há uma necessidade de, pelo menos, 357 novas unidades missionárias (casais ou solteiros).

Ore para que Deus levante famílias e jovens para o trabalho missionário para cobrir essas 357 unidades faltantes, e que Deus capacite cada vez mais professores de Bíblia, para que a terra se encha do conhecimento da Palavra de Deus.

Para acessar o relatório completo, acesse: http://www.indigena.org.br/v1/

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.