meu filho

100 – Meu filho, dê-me o seu coração

Posted by

“Meu filho, dê-me o seu coração; mantenha os seus olhos em meus caminhos” (Pv. 23.26)

Há uma cena emblemática no filme Hook: a volta do Capitão Gancho, estrelado por Robin Willians e dirigido por Steven Spielberg. O filme tem como personagem principal Peter Pan, só que nesse filme o personagem veio para o nosso mundo, tornou-se um adulto, formou família e esqueceu o que foi no passado. O filme começa com seu arqui-inimigo Capitão Gancho roubando os seus filhos e desafiando-o a salvá-los.

A cena emblemática em questão ocorre logo no início. Peter está gordo, não lembra do seu passado, tornou-se um advogado ambicioso e um pai relapso. De repente, está no navio do Capitão Gancho, e seus filhos estão presos em uma rede no alto do mastro. Peter deve subir até o mastro e salvá-los. Mas Peter não sabe mais voar e… tem medo de altura! O pai escala com muita dificuldade um dos mastros do navio e tenta se aproximar. Basta-lhe tocar em seus filhos, mas ele não consegue. Seus filhos, de dentro da rede, estendem as mãos e clamam pelo pai para salvá-los. O pai, exausto, apavorado no alto do navio, mostra-se derrotado. Não consegue chegar até a rede. Não consegue salvar os seus filhos.

Essa cena descreve de forma emblemática a dificuldade que os pais de nossa época tem com seus filhos. Os pais não são capazes de salvá-los do vazio moral de nossa época. A frieza religiosa dos pais modernos tornou a paternidade um desafio. Não se tem o que passar para os filhos. Os pais já não ensinam seus filhos a viver. Relegam aos professores, à televisão e aos jogos, e até mesmo à igreja. Mas todos esses mestres são superficiais. Seus filhos pedem por um mestre moral pessoal, que as ame, que as compreenda, que as guie de forma pessoal.

O autor de provérbios faz o inverso. Ele tem no temor do Senhor o padrão moral absoluto para sua própria vida. Ele busca na Palavra de Deus sabedoria para sua própria vida. E então, desejando as bênçãos de Deus para seus filhos, é ele que pede: “Meu filho, dê-me seu coração”. O pai toma a frente. Ele deseja ser o mestre de seus filhos, o auxiliador, o guia. Ele tem o que passar. Ele não entregará o coração de seus filhos ao deus da nossa época. Ele o quer para si. Ele quer formar Cristo no coração dos seus filhos, quer mostrar o caminho excelente, quer fazê-los andar pelas veredas do Senhor para que sejam bem-aventurados.

O método dele não é apenas o da instrução, do ensino por meio de palavras. É um método que é mais difícil para o mestre que para o discípulo. Ele ensina pelo exemplo: “mantenha seus olhos em meus caminhos”. Ele pede para os filhos olharem para a própria vida e seguirem seus passos. Que desafio!

“Dê-me o seu coração. Olhe para minha vida. Veja quantas bênçãos Deus tem a dar àqueles que lhe dedicam o coração.” Salve os seus filhos das garras do Capitão Gancho. Apresente a eles, de forma persistente, através de um testemunho poderoso, no dia a dia, em todos os dias, como a vida dedicada ao Senhor é o único caminho seguro a seguir.


Leia também:

A Família da Aliança

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.