016 – O caminho dos justos

Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!” – Sl. 1.6



Jornal, novela, redes sociais, filmes, colegas de classe, de trabalho, tudo isso nos bombardeia da primeira hora do dia até o desligar da tomada noturna. Toma nossa imaginação e se apodera de nossas palavras. Tudo isso, porém, possui como fonte comum os desvarios da mente pecaminosa humana.

O Salmo primeiro mostra que o justo toma outro caminho. Ele se desvia desse caminho que aconselha os ímpios e conduz pensamentos e decisões. Dessa conduta que molda os pecadores e o integra à roda dos escarnecedores, onde seu pensamento e sua conduta ímpia se perpetua. O salmista descreve esta rede propagadora do pecado, da qual se alimenta cotidianamente os homens, sendo guiados cognitiva e comportamentalmente.

O homem que Deus se agrada toma outro caminho. A fonte de seus pensamentos e decisões; os exemplos para sua conduta provêm da Lei do Senhor, com a qual acorda e caminha, descansa em suas promessas e obedece às suas ordenanças, tornando-se, deste modo, um promotor de graça, concorrente desleal da cultura de pecado, e dispersor da roda dos escarnecedores.

Esse homem que vive a Palavra de Deus rotineiramente é feliz, satisfeito e agrada ao Senhor. É um homem que prospera e dá frutos. É como se houvesse um jardim espiritual por onde o Senhor passeia diariamente. Cada um de nós é uma muda deste jardim. Os justos são árvores vigorosas em quem o Senhor se delicia de seus frutos. Os ímpios, alienados do mundo espiritual, desligados das correntes das águas, o Senhor assiste entristecido seus galhos decreptos, suas folhas crocantes amarelando o solo. Estes, embora gracejem na roda do mundo presente, não resistirão no julgamento futuro, serão destruídos e não terão lugar na comunidade dos justos.

Se você sente que sua vida está como galhos secos, sedentos, beba da água viva, deixe Jesus tocar em sua vida através de sua Palavra, e veja as folhas esverdeando e a vida renascer.

Comente conosco o que achou desta postagem