90 – Conselhos de um grande professor

Posted by

“Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem” (Ec 12.13).



Salomão foi o mais sábio dos homens e por isso mesmo um grande pesquisador: “ele escutou, examinou e colecionou muitos provérbios” (v.9). Ele estudou as obras dos sábios de seu tempo, fez pesquisas na natureza e refletiu sobre as ações humanas. Qual de nós se considera mais sábio do que Salomão a tal ponto de dizer que já estudou o suficiente?

Mas foi também um grande professor. Dedicou-se a “encontrar as palavras certas”, e o que escreveu era “reto e verdadeiro” (v.10). Ele não apenas era um pesquisador incansável, era também um professor dedicado. Ele observou a biologia das formigas e tirou uma lição para o preguiçoso. Como um pastor ao seu rebanho, seu trabalho era instruir: “as palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados” (v.11). O aguilhão guia o rebanho, a estaca o prende onde deve ficar. A sabedoria dirige no caminho e firma nos valores.

Mas sua última advertência é surpreendente: “Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo” (v.12). Em nenhum livro e nem em sua exaustiva pesquisa naturalista ele encontrou uma solução para um problema profundo – o anseio pela eternidade. Esse velho sábio – vamos prestar atenção – ensinou que o conhecimento humano é limitado, que por a esperança só no que os olhos podem ver é sem sentido e que por isso você só pode dar passos seguros nessa estrada se for com temor ao Senhor, ou o que lhe esperam os pés é o abismo, o vazio existencial.

Assim, o pregador de Eclesiastes ensinou aos mestres a se dedicarem nos estudos com humildade e sem deslumbre pelo objeto. Ensinou também a sermos mestres amáveis, que transformam a confusão em clareza, a complexidade em simplicidade. Finalmente, ensinou que nenhum mestre transmitirá sabedoria se não produzir esperança na ressurreição, temor a Deus e humildade no coração.


Leia nosso devocional nas 7 cartas às igrejas do Apocalipse

 

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.