89 – Címbalo que retine

Posted by

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine” (1Co 13.1).


Ela preparava o alimento respirando fundo. Se não fosse ela, não haveria comida para o hóspede. Batia os pratos de um jeito que o barulho incomodasse a irmã. Vez ou outra passava ao lado do hóspede e da irmã, que o ouvia. Passava batendo o pé, para fazer-se ouvir mesmo, mas a irmã Maria parecia ignorar a sua presença. 

Marta amava o hóspede. Queria servi-lo bem. Mas, em algum momento, o seu desejo de servi-lo bem foi tomado pelo amargor e pela inveja da irmã. O alimento que Marta preparava seria servido para Jesus azedado pelo orgulho. Nunca sirva nada assim para Jesus.

É isso o que Paulo ensina à igreja de Corinto em 1Co 13. Servir é importante. O Senhor se agrada de nossas boas obras. Mas, sem amor, nossas obras chegam a Deus como o ensaio daquele violinista iniciante, como aquela banda de panelas das crianças, como um címbalo que retine. 

O sabor de nossas obras, quando cheias de orgulho e vaidade, é como o da comida estragada na geladeira. Você abre a geladeira e infesta a casa. O gosto prega na língua. Assim era o gosto das obras da igreja de Laodicéia, e o Senhor quase as vomitou (Ap 3.16).

Sirva a Jesus, seu Senhor. Sirva ao próximo, sirva à igreja, sirva no trabalho naquilo que o Senhor chamou você. Mas sirva com amor. Sirva com alegria, contentamento e ações de graças. Exale graças de suas mãos. Quando perceber que o amor não está presente em seu coração, pare imediatamente o que está fazendo e vá sentar-se aos pés do seu Senhor. Deixe Ele curar o seu orgulho com a humildade dele. Deixe ele curar a sua justiça própria com a graça dele. Escolha a melhor parte.

Toda virtude, todo sacrifício, até mesmo o martírio será desperdiçado sem amor. Porém, até mesmo, e sobretudo as obras mais cotidianas e corriqueiras feitas como resultado de gratidão e amor a Deus será para o próximo como o dedilhar da harpa de Davi para Saul, e para Deus, uma canção melhor do que o coro da legião celeste.


Leia nosso livreto de devocionais nas Cartas às 7 igrejas de Apocalipse.

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.