87 – A tranquilidade de um bebê

Posted by

Acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança” (Sl 131.2).



Você pode ter muitas preocupações atrapalhando o seu sono, mas dificilmente terá mais do que aquele rei Davi, que  tinha governantes, reis e o próprio filho entre aqueles que desejavam a sua morte. É ele mesmo que ensina o seu povo a ter a tranquilidade de um bebê, no salmo 131.

Davi não ia dormir sem lembrar o seu Deus das motivações do seu coração: “Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes” (v.1). Ele tinha o cuidado de proteger o próprio coração contra qualquer má intenção. Talvez fizesse isso desde aquele dia em que ouviu uma severa acusação: “Sei que você é presunçoso e como seu coração é mau” (1Sm 17.28). Conhecendo sua própria inclinação para o mal, Davi trabalhava por um coração modesto em tudo o que fazia.

Perceba que aquele que está dizendo: “Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim” (v.1)é o mesmo que desejou construir um templo para Deus! Assim, Davi não estava dizendo que não era ambicioso, daquela ambição de agradar a Deus. Estava dizendo apenas que não confiava em suas próprias forças, e que, diante de grandes aspirações, mantinha-se dependente de Deus.

Argumente com sua alma com o salmo 131, mostre que o orgulho no coração alimenta a ansiedade na alma – e que a humildade é a mãe da alma tranquila. Uma mãe lactante, por sinal: “acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança” (v.2). Davi alimentou sua alma com um coração simples, um coração que nada mais deseja senão o amor do seu Deus – e com esse amor se satisfez.

Um coração modesto e uma alma tranquila num mundo tão instável como o de Davi, e como o nosso, só se justifica com esperança, esperança no Senhor: “Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!” (v.3). Ponha a esperança no Senhor você também. E vá dormir como um bebê satisfeito de amor: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” (Sl 4.8).

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.