86 – O amor de Deus é suficiente contra nossas preocupações

Posted by

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mt 6.26)



“Não se preocupem com suas próprias vidas” (v.25), Jesus ordenou. Isso se estende até mesmo com o que comer e com o que vestir. Que dirá daquelas preocupações inúteis que tiram nossa paz já no café da manhã.

Então, Jesus ensina uma terapia matinal: “observem as aves do céu” (v.26), “vejam como crescem os lírios do campo” (v.28). Através da contemplação do cuidado de Deus com sua criação, Jesus faz refletir: “não têm vocês muito mais valor do que elas?”

Mas, vejamos, será que isso significa que nunca vai faltar nada a você? Será que reconhecer o cuidado de Deus significa que você terá tudo o que necessitar? Veja então esta reflexão de Jesus ao observar a criação: “as raposas têm suas tocas, e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do Homem não têm onde repousar a cabeça” (Mt. 8.20). Jesus não tinha onde dormir: ele deveria se preocupar? Para Jesus, porém, saber que o Pai o amava era suficiente para que ele tomasse seu café da manhã tranquilo, todas as manhãs, mesmo quando não tivesse café da manhã.

Agora, veja Jesus refletindo sobre os pardais que caíam no chão: “nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” (Mt.10.29-31). Observe que o fato do Pai cuidar dos pardais não impedia que, uma hora ou outra, um deles caísse. Mas nada fugia de seu cuidado amoroso. Por isso, você não precisa ter medo, não precisa se preocupar. Mesmo não tendo onde dormir, mesmo caindo, o Pai amoroso cuida de você.

A própria igreja de Jerusalém passou fome; os primeiros cristãos tiveram seus bens desapropriados; os próprios apóstolos foram presos e mortos, até. Faltou-lhes tudo. Mas quando viam, pelas janelas da prisão, as aves passando em seu voo majestoso, lembravam: “não têm vocês muito mais valor do que elas?”

Lá fora estão os passarinhos, os lírios, as raposas, os pardais, dia a dia amorosamente cuidados por Deus, nenhum deles cai sem o consentimento de Deus. Não têm vocês muito mais valor do que eles? Isso basta por hoje.

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.