097 – Contribuir com missões

Posted by

“Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês” (Fp 4.17)



Leia os outros devocionais do Guia devocional de missões > http://aefenoronha.org/tag/guia-devocional-de-missoes/

Ele chegou em casa depois de um dia exaustivo de trabalho. Beijou a esposa e o filho e, após o banho, sentaram-se para jantar. A esposa confidenciou que lera a carta de um missionário amado pela família, e de um desafio que a carta trazia da compra de dezenas de Bíblias para um trabalho de evangelização.

O jantar acabou e o marido, juntando as últimas forças do dia, foi concluir algumas tarefas da casa. Sentou-se de frente ao computador, abriu a planilha das finanças e calculou com tensão todas as contas que havia para pagar. Sonolento, foi à sala, onde estavam a esposa no sofá e o filho brincando no tapete. Ele sentou-se ao lado dela, e ela deitou a cabeça em seu ombro, enquanto ele contava que havia feito a oferta para a compra das Bíblias daquele desafio missionário.

O missionário faria com fidelidade a compra daquelas Bíblias. Distribuiria entre pessoas famintas pelo evangelho. Vidas seriam salvas, o Senhor Jesus seria glorificado. Uma carta do missionário descreveria a ação, e muitos louvariam a Deus pela vida do missionário.

Mas muito distante daquele missionário, naquele computador daquela família, havia uma planilha financeira que era também uma carta missionária. Ela nunca seria lida pelas igrejas, mas o Senhor Jesus conhecia muito bem o conteúdo dela. Se lhe cortassem as veias, sangraria sangue missionário. O Senhor Jesus a protegia. O Senhor Jesus a nutria e a sustentava.

O missionário é digno do seu salário. Em Israel, Deus deu ao povo terra para cultivar e dela tirar o sustento, mas ao levita Deus deu o coração do povo para ser cultivado com a Palavra de Deus, e Deus o sustentaria através das ofertas deste povo. Do mesmo modo, Deus deu aos pastores o coração do crente para ser cultivado, e aos missionários, o coração do descrente. Deus os sustentará através da oferta alegre e voluntária da sua igreja. 

O próprio Senhor Jesus foi sustentado dessa maneira (Lc 8.3), e foi ele mesmo que ordenou que os missionários deveriam ser sustentados por ofertas voluntárias (Lc 10.7).

O apóstolo Paulo também foi sustentado pela igreja e ensinou que a contribuição não é um débito, mas um investimento: “Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês” (Fp 4.17), e não é ao missionário que ofertamos, mas ao próprio Deus: “Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus” (v. 18), e em graça, o próprio Deus retribui: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês” (v. 19).

No passado, os alquimistas buscavam transformar qualquer coisa em ouro. A Bíblia nos ensina um mistério muito mais precioso: podemos transformar nosso ouro em algo muito valioso – vidas transformadas pelo evangelho do Senhor Jesus. Contribua com o avanço missionário no mundo!

  • Contribua com missionários: acompanhe famílias missionárias e contribua àquelas em que você confia, seja mensalmente, seja com ofertas para projetos;
  • Contribua com projetos missionários: contribua para projetos que você confia e acompanha, seja projetos sociais, projetos de evangelização, agências missionárias etc;

Contribua com sua igreja local: participe dos projetos que sua igreja desenvolve com ofertas generosas, além de seus dízimos.

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.