095 – Por que você precisa participar da Escola Bíblica Dominical

Posted by

“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.” 2Pe 3.16-18


A escola bíblica é um dos principais instrumentos da igreja para alimentar o povo de Deus na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Mas não estamos falando daquele modelo norte-americano, historicamente recente, que deu origem ao que denominamos hoje de escola bíblica. Falamos do modelo dado por Deus em que mestres ensinam ao povo a Palavra de Deus. Em Neemias 8.6-9 temos um povo retornando do exílio que já não se lembrava nem compreendia mais o texto escrito por Moisés. Por isso, mestres auxiliam o povo a compreenderem o texto bíblico pregado pelo pastor do povo. Em Mt, 28.20, Jesus envia seus apóstolos ao mundo para formarem comunidades de ensino – a igreja. Em Atos 2.42 vemos uma igreja voltada, em primeiro lugar, para o estudo da Palavra de Deus. Assim, vemos que a igreja é um povo buscando crescer no conhecimento da Palavra de Deus.

Gostaria aqui de destacar, com base em 2Pe.3.16-18, três motivos por que precisamos da escola bíblica, e um bônus final.

O primeiro motivo é justamente a dificuldade em entender a Bíblia. No v.16, Pedro diz que certos textos de Paulo são difíceis. Veja bem: o evangelho é facilmente compreendido com o auxílio do Espírito Santo. Porém, por causa da distância histórico-linguístico-geográfica do texto bíblico, e também por causa da complexidade do ensino, somos incapazes de compreender alguns textos sem um estudo dedicado. Mestres no decorrer da história se dedicaram a explicar trechos nebulosos. Somente pela escola bíblica temos acesso a essa herança da história da igreja e também é onde podemos mergulhar em assuntos profundos da Palavra sem o risco de nos perdermos em pensamentos vãos.

O segundo motivo está nos v.16-17: a escola bíblica nos guarda dos falsos mestres. E eles estão por toda parte. Uma praga! Não apenas nas igrejas… a própria cultura pagã, ateia; o próprio mundanismo é um professor eficaz que neutraliza diariamente o ensino bíblico em nossa mente. A escola bíblica é um oponente valente contra o mundanismo, o secularismo e outros senhores do nosso mundo.

Finalmente e mais importante: a escola bíblica nos auxilia a crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus, e não há nada neste mundo mais importante do que isso na sua vida! A escola bíblica é a principal aliada de sua devocional diária; é a principal aliada da pregação no culto dominical; é uma grande aliada da santidade.

O bônus é este: na escola bíblica crescemos comunitariamente. É claro que podemos estudar a Bíblia sozinhos. Mas é arriscado ficar só nisso. Tendemos a buscar aquele conhecimento mais palatável aos nossos desejos. Tendemos, também, ao orgulho espiritual. Na escola bíblica, porém, Deus conduz a igreja. Deus pastoreia a igreja. Você crescerá com o seu povo, através da curadoria dos seus pastores.

Enfim, se você não participa da escola bíblica rotineiramente você tá doido!

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.