94 – Resista!

Posted by

“Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?” (At 5.3).


“Vejo pessoas que não estão aqui. Opto por não dar crédito a elas, como uma dieta mental, opto por não me entregar a certos prazeres”, disse o protagonista do filme “Uma Mente Brilhante”, John Nash Jr, quando questionado sobre sua saúde mental. O personagem retratado no filme foi o ganhador do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas que lutou uma grande parte de sua vida contra a esquizofrenia. No filme, a doença se manifestava através de três alucinações. Na cena final, ao ser questionado se os fantasmas das alucinações haviam sumido, Nash respondeu: “Não. Eles não sumiram. E talvez nunca sumam. Mas eu já me acostumei a ignorá-los e acho que o resultado é que eles desistiram de mim. Você não acha que é assim com nossos sonhos e pesadelos? Você tem que alimentá-los para que fiquem vivos.”

Nash não foi curado da esquizofrenia, mas optou por ignorar as vozes de suas alucinações. Começou a duvidar dos próprios sentimentos e desejos, das próprias paixões. Provavelmente nunca lutaremos contra a esquizofrenia, mas, certamente lutamos todos os dias contra vozes que assediam nosso coração. Ananias, o membro da igreja nascente de Jerusalém, optou por dar ouvidos a Satanás: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo?” Dois poderes competiam em seu coração, e Ananias alimentou o poder de Satanás sobre ele.

Contudo, a Bíblia nos convida à resistência: “Diz a Escritura: ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! (Tg 4.6-7). Um esquizofrênico pode receber a salvação do Senhor Jesus, mas nunca um orgulhoso. A esquizofrenia é um gatinho para enganar, mas o orgulho é um leão. Resista ao orgulho: “Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal” (Pv 3.7).

Resista ao Diabo, o ilusionista pervertido que numa mão segura a mentira, na outra a vaidade; revista-se, porém, da armadura de Deus, da confiança em Jesus Cristo, da instrução da Palavra de Deus, do discernimento que vem de uma vida de oração, do conselho de amigos piedosos e sábios, da companhia de crentes. Você é um perigo para você mesmo. Resista!

O diabo vai resmungar ao seu lado como um velho rabugento, mas deixe-o falando sozinho – incansável, mas humilhado. A voz do Senhor Jesus é mais bela e doce, mas só está audível aos humildes, e pela fé.


[egoi-simple-form id=”1128″]

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.