Rembrandt

Posted by

Confira as obras inspiradas pela Bíblia, de Rembrandt

Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu em Leida, nos Países Baixos, em 1606, e morreu em Amsterdan, em 1669 e é considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia.

É conhecido como um dos pintores barrocos e é mais conhecido pelos seus retratos, tendo um grande talento para pintar rostos. São muito conhecidas também suas obras inspiradas na Bíblia. Entre desenhos e gravuras, são mais de 300 obras de arte inspiradas na Bíblia, e cerca de 60 pinturas.

Uma curiosidade é que, como residiu boa parte de sua vida em um bairro judeu, aproveitou-se da observação da fisionomia dos seus vizinhos para pintar cenas do Antigo Testamento.

Sua obra tem sido dividida pelos estudiosos em duas fases:

A primeira fase, entre a década de 20-30, é a sua fase mais barroca, com a tela iluminada e com mais dramaticidade. Suas obras são marcadas por uma movimentação carregada entre os personagens. As obras bíblicas são mais tempestuosas, quase barrocas, concentrando-se na ação, como “Balaão e o burro” , e “Judas recebe as 30 moedas de prata”.

Na segunda fase, a partir da década de 40, os personagens de suas obras tornam-se mais introspectivos e pensativos, retratando emoções profundas. Talvez um reflexo da morte trágica de três de seus filhos.

Outra característica dessa fase também é a utilização de uma técnica de aplicação da luz e do escuro para sugerir profundidade, com forte influência de Caravaggio. Nessa fase ele se distancia do barroco.

Suas obras bíblicas, na  década de 40,  são formadas de pequenos quadros, com foco na expressão de emoção, como “A partida da mulher sunamita”, “Parceria entre Davi e Jônatas”. Já na década de 50, retoma quadros maiores, como “Bateseba com a carta do rei Davi” “Moisés quebra as tábuas de pedra com os dez mandamentos”. Na década de 60, dedica-se a ilustrar personagens, como “O retorno do filho pródigo”.

Rembrandt não frequentava nenhuma igreja.

Conheça mais sobre as obras bíblicas de Rembrandt AQUI.

Confira agora algumas de suas obras

“A parábola do tesouro escondido”, Rembrandt, 1630
“Jeremias lamentando a destruição de Jerusalém”, Rembrandt, 1630
“O sacrifício de Isaque”, Rembradnt, 1635
“As três cruzes”, Rembrandt, 1653
“Batseba com uma carta de Davi”, Rembrandt, 1654
“O retorno do filho pródigo”, Rembrandt, 1668
“A tempestade no mar da Galileia”, Rembrandt, 1625 a 1669
“Festa de Belsazar”, Rembrandt, 1635-1638
“Moisés quebra as tábuas de pedra com o texto da aliança”, Rembrandt, 1659

Quer conhecer mais sobre a influência da Bíblia na história do mundo, confira:

Compartilhe conosco o que achou desta postagem

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.